2017-11-01

Casta Defensor

O obtentor JBP/PLANSEL, tem em processo de homologação uma nova casta de videira, branca, cujo resultado foi obtido após vários estudos e cruzamentos. 

O obtentor JBP/PLANSEL, tem em processo de homologação uma nova casta de videira, branca, cujo resultado foi obtido após vários estudos e cruzamentos. 

Esta casta tem como principal característica ser tolerante ao míldio, oídio e botrytis. 

Para os ensaios foi instalada, em Montemor-o-Novo, uma vinha com 1 ha desta casta, que nos últimos anos não foi sujeita a quaisquer tratamentos fitossanitários para confirmação da referida tolerância. Dentro desta vinha foram intercaladas plantas da casta Gouveio como testemunhas. O Defensor não apresentou qualquer quebra de produção quando a das testemunhas não resistiu aos ataques sofridos.

 

O vinho resultante desta casta é surpreendente. Apresenta aromas de frutos citrinos e também algumas notas florais. Na boca possui uma boa acidez que lhe confere uma agradável frescura, com um final frutado e elegante.

 Devido às características que diferenciam esta variedade na sua tolerância a fungos, será muito interessante para produção de vinho biológico.  

Dentro em breve, assim que o processo de homologação for concluído, esta casta será introduzidana lista de castas de uva aptas à produção de vinho (IVV, IP) assim como no catálogo nacional de variedades (DGAV), podendo depois ser comercializada e utilizada em novas plantações.

Caso esteja interessado nesta nova casta temos o maior gosto em convidá-lo para conhecer as nossas instalações e provar o vinho da CASTA DEFENSOR bastando para tal agendar a sua visita.

CLUBE

Mantenha-se a par das nossas novidades: Produtos, Serviços. Subscreva a nossa newsletter

© Copyright 2024 PLANSEL GROUP | website by: Cazulo