2018-04-04

Aragonês

O Aragonez é uma das castas mais cultivadas na Península Ibérica. Também cultivada no sul de França, América do Sul, USA, Norte de África e Austrália, apresenta como sinonímias oficiais

O Aragonez é uma das castas mais cultivadas na Península Ibérica. Também cultivada no sul de França, América do Sul, USA, Norte de África e Austrália, apresenta como sinonímias oficiais: Tinta Roriz (P e ZA), Tempranilho (Au, Es, Fr, Gr), Cencibel (Es), Tinta Fina (Es), Olho de Lebre (Es) e Valdepeñas (EUA).

Atualmente ocupa quase 15% da superfície de vinha em Portugal.

Tem uma acentuada correlação negativa entre a produção excessiva e a qualidade. Apesar de ser uma casta que se adapta bem a climas quentes e secos, por vezes, em situações de forte insolação e temperaturas elevadas verifica-se um bloqueio da maturação, naturalmente com efeitos negativos na qualidade dos mostos.

 

Nos anos 80, a sua seleção foi direcionada para a obtenção de clones produtivos, uma vez que a produtividade média da casta era bastante baixa.

Com a introdução da rega na vinha, a alteração das exigências da enologia e dos mercados, os critérios de seleção mudaram. Atualmente, para produção de vinhos de qualidade, procuram-se clones menos produtivos, com bago pequeno, cachos soltos e mais tolerantes aos “golpes” de calor.

Em 2015, a Plansel reiniciou os trabalhos de seleção desta casta, tendo realizado uma prospeção em vinhas com mais de 50 anos de idade e no centro genético da casta em Espanha. Selecionaram-se 50 fenótipos com critérios morfo-funcionais desejados, e instalou-se um campo genético em Montemor-o-Novo para sua avaliação.

CLUBE

Mantenha-se a par das nossas novidades: Produtos, Serviços. Subscreva a nossa newsletter

© Copyright 2024 PLANSEL GROUP | website by: Cazulo