Vinhas

O segredo da qualidade dos nossos vinhos reside, em grande parte, na capacidade de termos encontrado as castas indicadas a serem trabalhadas nesta região com condições climatéricas tão especiais.

O segredo da qualidade dos nossos vinhos reside, em grande parte, na capacidade de termos encontrado as castas indicadas a serem trabalhadas nesta região com condições climatéricas tão especiais. A Serra de Monfurado e o Oceano Atlântico influenciam a temperatura nocturna e, consequentemente, o terroir de Montemor-o-Novo (amplitudes até 25º C). Preponderam os solos graníticos, para além de zonas de xisto não metamórfico, bem como solos de gneisses ou rochas afins e de diorito. Raramente são encontrados solos aluviais ou coluviões. As vinhas encontram-se em solos pesados, ligeiramente inclinados a Sul.

Praticamos também algumas técnicas para garantir uma viticultura de precisão e de alta qualidade: o enrelvamento nas entrelinhas, a protecção integrada da vinha com um mínimo possível de tratamentos sanitários, sempre em harmonia com a natureza, uma condução alta com poda verde para reduzir a folhagem fora da insolação e uma poda adaptada ao comportamento cultural das castas além do controlo de produção através de uma criteriosa monda de cachos.

Coordenadas: N38º 38’ 12”; Este 8º 12’ 16”

Quinta de São Jorge

Castas predominantes: Touriga Nacional, Aragonez.
Tipo de solo: Solos mediterrâneos pardos e amarelos de gneisses ou rochas afins, algumas zonas de aluvião e coluvião. Textura franco arenosa a argilosa (Pgn, Sb, Vgn).
Superfície vitícola: 6 ha (vinha), 25 ha total.
Ano da plantação: 1993 – 2006

Coordenadas: N 38º 38’ 07”; E 8º 11’ 45”

Capela de Sta. Margarida / Pintada

Castas predominantes: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca, Aragonez.
Tipo de solo: Solos mediterrâneos pardos e amarelos de gneisses ou rochas afins. Textura franco arenosa a argilosa (Vgn, Pgn)
Superfície vitícola: 20 ha (vinha)
Ano da plantação: 1988 – 1993

Coordenadas: N 38º 39’ 16”; E 8º 10’ 28”

Quinta da Adua

Castas predominantes: Touriga Nacional, Touriga Franca, Aragonez, Sercial, Alvarinho
Tipo de solo: Solos mediterrâneos pardos e amarelos de gneisses ou rochas afins; zona de aluvião. Textura franco arenosa a argilosa. (Sb, Pgn, Vgn)
Superfície vitícola: 9 ha (vinha), 16,5 ha total
Ano da plantação: 1993 – 2003

Coordenadas: N 38º 40’ 20”; E 8º 09’ 05”

Monte Novo da Fidalga

Castas predominantes: Touriga Nacional, Touriga Franca, Aragonez, Arinto, Viosinho, Gouveio/Verdelho
Tipo de solo: Solos mediterrâneos pardos de quartzo-dioritos e rochas cristalofílicas afins. Textura franco arenosa a argilosa (Pmg, Pm).
Superfície vitícola: 22 ha
Ano da plantação: 1999 – 2007

Coordenadas: N 38º 40’ 45”; E 8º 09’ 13”

Monte do Reis

Castas predominantes: Trincadeira, Aragonez, Touriga Nacional, Touriga Franca, Alfrocheiro
Tipo de solo: Solos mediterrâneos pardos de quartzo-dioritos e rochas cristalofílicas afins. Textura franco arenosa a argilosa (Pmg, Pm).
Superfície vitícola: 20 ha
Ano da plantação: 2001 – 2004

© Copyright 2018 PLANSEL GROUP | website by: Cazulo